quinta-feira, 28 de abril de 2016

OS BALNEÁRIOS DE MANAUS ........JÁ FORAM ASSIM !

MANAUS DOS ANOS DE OURO, FOI MARCADA PELA CAPACIDADE HÍDRICA QUE MAPEOU OS PONTOS TURÍSTICOS  PELOS BALNEÁRIOS DA CIDADE, PODERIA AFIRMAR QUE A MINHA CIDADE É CORTADA POR RIOS  E RIACHOS  ONDE O "POVO" FAZIA  O SEU FINAL DE SEMANA.
A PONTA NEGRA, PRAIA NOBRE DA ZONA OESTE ONDE TODOS SE DELICIAVAM NAS ÁGUAS DO RIO NEGRO. O CAMINHO PRÁ LÁ ERA FORMADO POR UMA PEQUENA ESTRADA CHEIA DE CURVAS, ESTREITA, QUE MAL DAVA PARA DOIS VEÍCULOS SE CRUZAREM. NÃO TINHA NADA LÁ. TODOS TINHAM QUE LEVAR SUAS BEBIDAS E COMIDAS.  MUITO LEGAL! CURTIÇÃO DE FINAL DE SEMANA. OLHA SÓ !!

 EM 1970 A PRAIA ESTAVA ASSIM, LINDA , NATIVA, ATRAENTE, COM ÁGUAS PURAS E A EXUBERÂNCIA DO RIO NEGRO MAIS PARECIDO COM O MAR QUE NUNCA! ERA UM PERÍODO ONDE O HOMEM VIVA E CURTIA CADA SPAÇO QU A NATUREZA LHE OFERECIA. ERA ASIM NAS PRAIAS, NOS BALNEÁRIO NATURAIS QUE PONTUAVAM ALEGRIA E PRAZER PARA A POPULAÇÃO DA CIDADE. PERÍODO ONDE TODOS CURTIAM OS MESMOS ESPAÇOS  SEM A PREOCUPAÇÃO SOCIAL. A NÃO SER NOS CLUBES ONDE A ELITE FREQUENTAVA, COMO POR EXEMPLO A PISCINA DO ATLÉTICO RIO NEGRO CLUBE, ONDE "POBRE E PRETO"  NÃO ENTRAVA. A PONTA NEGRA MARCOU O CORAÇÃO DE MUITA  GENTE. MUITOS CASAIS FORAM FORMADOS NOS ENCONTROS DOS FINAIS DE SEMANA.
OS BIQUINES E MAIÔS E SUNGAS DA RAPAZIADA TOMANDO SOL EM BUSCA DO BRONZEADO DA PELE MACIA DO AMAZONENSE.
OS BARCOS SERVIAM DE TRANSPORTE PRA PRAIA. QUEM MORAVA DO OUTRO LADO DO RIO NEGRO, NO CACAU PIRÊRA E DE OUTRAS PARTES DA PRÓPRIA CIDADE DE MANAUS.


NÃO HAVIA ESGÔTO  DOMICILIARES E INDUSTRIAIS POLUINDO O RIO NEGRO, O HOMEM E A NATUREZA SE COMPLETAVAM NUMA INTERAÇÃO EMPÍRICA QUE FORMATAVA O QUE PODERIA SER DENOMINADO "PERFEITO". O SOL ERA PERFEITO E NÃO DANOSO COMO HOJE. OLHA SÓ COMO É HOJE !...LINDA E POLUÍDA!! PRÉDIOS, HOTÉIS!!! A NATUREZA TRISTE !
 A BELEZA DO HOTEL TROPICAL CONTRASTA COM A CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO NEGRO. O RIO ABSORVE TODOS OS RESÍDUOS DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS, CONDOMÍNIOS, PRÉDIOS CONSTRUÍDOS NA ÁREA ADJACENTE À PRAIA.
A BELEZA DA ARQUITETURA DOS PRÉDIOS RESIDENCIAIS E EMPRESARIAIS DEFORMAM A BELEZA NATURAL  E ATIVA DO QUE JÁ FOI UM DIA O SIMBOLO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA.
'Eu tive o prazer de viver os dois momentos  desse recanto natural. O momento NOBRE, quando tudo era nativo e puro e todos fazíamos parte da natureza e o momento atual de prédios, mega estrutura. Sinto falta dos velhos tempos da minha cidade" .



Nenhum comentário:

Postar um comentário