sábado, 2 de abril de 2016

EFEITOS DA EUTROFIZAÇÃO DO IGARAPÉ DO MINDÚ SOBRE O BALNEÁRIO DO PARQUE 10 DE NOVEMBRO


PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO CURSO DE CIENCIAS DO MEIO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FERNANDO RODRIGUES DE ALMEIDA
ORIENTADOR
CO-ORIENTADOR



2-  RESUMO

       O Igarapé do Mindú e o Balneário do Parque 10 de Novembro já formaram o  maior centro de lazer   projetado em Manaus .  Foi UM EMPREENDIMENTO  específico para dar qualidade de vida aos moradores da cidade de Manaus e seus visitantes,porém o crescimento desordenado da cidade, a ação antrópica , sem planejamento, de conjuntos  habitacionais  e o surgimentos  de novos bairros, pelas invasões na área  do igarapé , além de atividades industriais, provocaram  a eutrofização das águas do mesmo, que percorre grande parte cidade de Manaus, numa extensão de 20 km, recebendo redes de esgotos residenciais e industriais que poluíram todo o leito, um contexto sócio-histórico o que, ao longo do tempo, culminou com  interdição e  consequentemente sua desativação como centro de lazer. Neste estudo   iremos mostrar os efeitos da poluição do Igarapé do Mindú sobre o balneário do Parque 10 de Novembro. O impacto ambiental provocado.

PALAVRAS-CHAVE: Igarapé do Mindú, balneário do parque 10, eutrofização.

ABSTRACT     


The Igarapé Mindú and the Thermal Park November 10 already formed the largest leisure center designed in Manaus. It was A specific VENTURE to give quality of life to residents of the city of Manaus and its visitors, but the disorderly growth of the city, the anthropic action without planning, housing and the appearances of new neighborhoods, the raids in the stream area, as well as industrial activities caused the eutrophication of water of the same, which runs through much of the city of Manaus, a distance of 20 km, receiving networks of residential and industrial sewage polluted the entire bed, a social-historical context which, over time, culminated in interdiction and therefore its deactivation as leisure center. In this study we show the effects of pollution of the Igarapé Mindú on the resort of Park 10 November.


3 – INTRODUÇÃO
     
O Balneário do Parque 10 de novembro foi o maior centro de lazer projetado para dar qualidade vida aos manauaras. Sua piscina era abastecida pelas águas correntes e límpidas do Igarapé do Mindú. Este estudo é uma proposta científica que visa registrar os fatos ocorridos desde a sua inauguração até o momento em que foi interditado e tem como objrtivo elaborar uma análise de parâmetros com abordagem diretas nas ações antrópicas, os efeitos da poluição das águas do Mindú. Para (NETO & FERREIRA, 2007) a eutrofização é causada por “Esgotos domésticos e águas residuárias provenientes de diversas atividades contribuem com elevadas cargas orgânicas; as indústrias com uma série de compostos sintéticos e elementos químicos potencialmente tóxicos; e as atividades agrícolas com a contaminação por pesticidas e fertilizantes ricos em sais minerais.  Será uma análise sócio-histórica do complexo de lazer e o impacto ambiental provocado na área do contexo. Iremos mostrar porque foi construído, qual o objetivo, como e quando foi utilizado pelos habitantes da cidade, sua importância e o efeito social ao desaparecer como opção de recreação na área.
 Este estudo fará uma investigação sobre o processo de Eutrofização do Igarapé do Mindú, ao longo do tempo, analisar a relação do balneário  com a construção e habitação do conjuntos habitacionais próximos ao pequeno rio , entre os quais o conjunto castelo branco e  eldorado, o surgimento de novos bairros na área da extensão das águas pois estudos comprovam que o nitrogênio e o fósforo presentes nos rios e lagos são nutrientes de grande importância à cadeia alimentar, entretanto, quando descarregados em altas concentrações em águas superficiais e associados às condições adequadas de luminosidade, provocam o enriquecimento do meio,  este  fenômeno é denominado Eutrofização. Segundo SMITH & SCHINDLER (2009),  pode levar à alteração no sabor, no odor, na turbidez e na cor da água, à redução do oxigênio dissolvido, provocando crescimento excessivo de plantas aquáticas, mortandade de peixes e outras espécies aquáticas, além do comprometimento das condições mínimas para o lazer na água. 
Na pesquisa de campo iremos recolher, da área da piscina, da fonte do igarapé do Mindú, amostras da água para análise em laboratório, estudo comparativo dos dados comprovados e registros de imagens do local da estrutura do balneário, na atualidade, e da época operacional.


                                          Imagem da internet- O balneário do Parque 10 
           
4 – JUSTIFICATIVA
   
   É  um estudo  que  visa os registrar fatos que ocorreram ,  desde a criação até os dia de hoje  no complexo de lazer do Balneário do Parque 10   de novembro , os fatores  que  provocaram a poluição  das águas do Igarapé do Mindú, que formava a piscina natural  e  a   consequente  interdição   e  desativação do local. O impacto ambiental causado.

Imagens da pesquisa em 2016- acima o restaurante e salão de  de dança do Balneario do Parque 10 de Novembro. Abaixo o leito igarapé totalmente poluído pelas ações antrópicas .

 Ações como esta fulminarm o leito do Igarapé do Mindú ao longo de toda sua extensão.



5 – OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral
Estudar os problemas e suas variáveis que culminaram com   a desativação do Balneário do Parque 1 0 em função da eutrofização das águas do igarapé do mindú.
        
5.2 Objetivos Específicos
     
5.2.1 Estudar o contexto do ambiente do balneário do parque 10 desde a sua construção,  piscina formada pelas águas correntes do Igarapé do Mindú.
5.2.2. Desenvolver um processo investigativo no campo com coleta da águas e vegetação do igarapé.
5.2.3. Conhecer o ambiente e registrar os fatos com imagens atuais da região do balneário do parque 10 de novembro.
5.2.4.Propor uma ação de revitalização da área do balneário.
Esclarecer os Objetivos


6 - METODOLOGIA
6.1. No primeiro momento levantamento de pesquisa bibliográfica para desenvolver o contexto do referencial teórico do artigo.
 6.2. No segundo momento será realizada uma pesquisa de campo na área do balneário, que envolverá o processo de coleta de dados, fotografias que registrem o  momento real  de como se encontra o complexo com um todo.
 6.3. Terceiro momento,  o envio para análise das amostra de águas coletadas  para análise.
 6.4. Quarto momento, a tabulação dos dados dos referenciais teóricos e os dados da pesquisa de campo e conclusão do estudo.



7 – METAS

7.1 Estudar os referenciais  teóricos  que tenham registros do mesmo contexto de estudo  por meio de pesquisa bibliográfica.
7.2 Identificar as causas e efeitos do impacto ambiental provocado pela poluição do iagarapé do m Mindú as consequências  ao balneário do parque 10 de novembro.
7.3  Realizar uma pesquisa de caompo para coleta de materiais deas  águas do  Igarapé do Mindú, na região do balneário.
7.3.1. Enviar para laboratório as amostras da  água coletada.
7.4  Registrar no campo as imagens em fotografias do ambiente atual da pesquisa
7.5. Formatar os dados coletados   e    produzir a escrita do artigo.



8 – BIBLIOGRAFIA:

8.1. LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A.metodologia Científica. 2ª Edição. S. Paulo: Ed. Atlas, 1995.
8.3. INFLUÊNCIA ANTRÓPICA SOBRE ÁGUAS DE IGARAPÉS NA CIDADE DE MANAUS – AMAZONAS          1http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html
ISSN 1678-6343
8.4. MMA. 2006. Plano Nacional de Recursos Hídricos: síntese executiva. Ministério do Meio Ambiente,
Secretaria de Recursos Hídricos. Brasília, 2006, 135 p.
8.5. Environmental Pollution, 2015.
8.6.Engenharia ecológica-Volume 91 , Junho de 2016, Pages 173­18 Impacto da operação de comportas em ambiente de água usando um­dimensional sistema de modelagem na rede fluvial da cidade de Wuxi, China Lan Feng um , , Xiang Sun b , ,  , Xiaodong Zhu um.
8.7. Ciência e Política Ambiental Volume 57 , março de 2016, Páginas 93­100
análise baseada em sistemas Um dos fatores de impacto utilizando modelagem gráfica: planejamento de serviços ,água rural na Nicarágua Jeffrey P. Walters um , ,  , Paul 
8.9. Ciência do total Ambiente Volumes 545­546 , 1 de Março de 2016, Pages 152­162
Modelando a variabilidade espacial e temporal da qualidade da água para redes fluviais inteiros: Relações com fatores naturais e antrópicos Mario Álvarez­Cabria ,  , José Barquín  , Francisco J. Peñas 
9.0.Ciência do total Ambiente,Disponível on­line 11 de fevereiro de 2016 Em Press, prova corrigida ­ Nota para os usuários
Um modelo INCA os agentes patogénicos nos rios e bacias hidrográficas: Estrutura do modelo, análise de sensibilidade e aplicação à bacia do rio Tamisa, Reino Unido-PG Whitehead um ,,  , H. Leckie um ,K. Rankinen b ,D. Butterfield um ,MN Futter c ,G. Buss
9.1. Gestão e Ciência dos Serviços (MASS), 2011 Conferência Internacional sobre , Data de Emissão: 12­14 agosto 2011 , Escrito por: Tian,     Xiaogang; Ren, Xizhen; Ju, Meiting; Shao, Chaofeng; Fang, Zili
9.2.Uma análise dos principais Poluição Fonte de esgoto Rio no norte da China Energia e Ambiente Tecnologia, 2009. ICEET '09. Conferência Internacional sobre , Data de Emissão: 16­18 outubro 2009 , Escrito por: Li, Yanan; Zhao, Xinhua; Li, Yan; Dong, Lihua; Li, Na; Yun, Shuang
9.3. EUTROFIZAÇÃO EM RIOS BRASILEIROS  
Luciano Vieira Barreto1, Flávia Mariani Barros2, Paulo Bonomo2, Felizardo Adenilson Rocha3, Jhones da Silva Amorim4. Recebido em: 06/05/2013 – Aprovado em: 17/06/2013 – Publicado em: 01/07/2013
9.4.  Simulação sobre os efeitos da poluição não pontual na bacia Qingjiang River com base em modelo SWAT e GIS Geoinformatics de 2009 Conferência Internacional 17ª posição , Data de Emissão: 12-14 agosto 2009 , Escrito por: Wang, Zhaohui; Zhao, Dengzhong; Cao, Bo; Du, Qingyun

 8. IMAGENS  DO PESQUISADOR NA BASE DE ESTUDO


8.1. Imagem da internet- Blog do Rocha Balneário com águas  limpas
8.2.Imagem do pesquisador- 2016  Leito do Igarapé do Mindú no balneário poluído
8.3. Imagem do pesquisador –2016  Rede de esgoto domiciliares e instituições públicas poluindo o leito do Igarapé do Mindu na área do balneário.
8.4. Imagem do pesquisador- 2016 – impacto ambiental





 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


ATIVIDADES


ANO 2016-2017 18 MESES
ND
J F
 MA
J J
AS
ON
DJ
FM
AM
PESQUISA IBLIOGRÁFICA


X
X
X




COLETA DE DADOS NO CAMPO DA PESQUISA





X



ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS PARA ANÁLISE






X


ESTRUTURAÇÃO  DO ARTIGO CIENTÍFICO







X
X












Nenhum comentário:

Postar um comentário